domingo, 4 de outubro de 2009

Revista Veja desta semana censura comentários repudiando a reportagem “United States of Sobral”


Não, caro leitor dos RI’s, não pagamos um tostão para enriquecer esta revista falida. Aproveitamos o momento de fila imensa, e poucos caixas atendendo, em um grande supermercado multinacional de Fortaleza para ler a parte que nós interessávamos: “Leitor”. Para quem não conhece esta maldita revista, este espaço é dedicado as cartas e emails dos poucos corajosos que ainda lêem e crêem no que é dito naquela publicação sudestina chamada “veja”.
Foi neste ambiente de consumismo as soltas, filas intensas, impaciência geral, e lucros demais direcionados ao mundo estrangeiro que rastreamos espontaneamente a seção “Leitor” da revista e procuramos pacientemente a indicação “Sobral”. E achamos!
De dezenas de cartas e email encontramos apenas duas referidas a patética reportagem de Sobral. A revistinha “Veja” ignorou o repudio de todo o povo de uma cidade, e de um Estado. É como se não existíssemos ou como se as múltiplas vozes cearenses não fossem sérias. Não publicou nenhum comentário de manifestação contrária a reportagem que debochou abertamente do povo de Sobral. Apenas dois comentários foram publicados favoravelmente ou que completava alguma informação faltosa na reportagem, segundo editores de “Veja”.
O primeiro comentário do leitor publicado foi um de Brasília (DF), o outro pertence ao Secretário Geral do Incra. Por onde anda os milhares de comentários do povo de Sobral? Sumiram? Não existem? A revista caiu novamente no erro e não publicou nenhum comentário sequer de um único cidadão indignado de Sobral. Censurou toda a cidade e não deu direito sequer da sua defesa. Cadê o Ministério Público do Ceará? Será que a tal revistinha sudestina não recebeu nenhuma mensagem de repúdio da medíocre reportagem? Será que nenhum cearense escreveu ou entrou em contato com esta maléfica revista? Esta é a única desculpa que a revista poderia dar, além de usar o recurso do pouco espaço para publicar. Certamente que durante toda a semana milhares de emails e cartas chegaram a tempo de publicação na redação da revista repudiando a reportagem sobre Sobral. A repercussão negativa foi tão grande que teve até Deputado rasgando a revista em plena tribuna da Assembléia Legislativa do Ceará.
Ache bom ou ache ruim, direito de resposta ao povo de Sobral é preciso, é isto!
.

Nenhum comentário: