sábado, 3 de outubro de 2009

Porque futebol é uma 'caixinha de surpresas'

Porque futebol é uma 'caixinha de surpresas'


No dia do grande clássico entre Fortaleza e Ceará, hoje à noite no Castelão, vale a pena ler o artigo assinalando que 72% do futebol é "caixinha de surpresas". A conclusão saiu de trabalho feito por astrofísico da Nasa e por estatístico britânico; matemático da USP critica premissa usada na análise

A matéria de Rafael Garcia, da Folha de SP, diz que 'toda vez que um bom time perde uma partida, algum comentarista de TV recorre ao lugar-comum de que "o futebol é uma caixinha de surpresas" para explicar o resultado.

Só agora, porém, um estudo foi capaz de provar matematicamente que essa condição é verdadeira, dando um número à probabilidade de um torneio de futebol acabar com um resultado "justo": 28%. Os 72% restantes são a caixinha de surpresas.

O número saiu de um trabalho do astrofísico inglês Gerald Skinner, do Centro Goddard de Voos Espaciais, em Washington (EUA). Ele e seu cunhado Geoff Freeman, um estatístico da Universidade de Warwick (Reino Unido), publicaram um estudo sobre o tema na edição deste mês do periódico "Journal of Applied Statistics".

Para chegar ao número, a dupla de cientistas aplicou uma ideia engenhosa a uma base de dados simples -os resultados dos 64 jogos realizados na Copa da Alemanha, em 2006.
Basicamente, o que Skinner e Freeman fizeram foi analisar o número de resultados inesperados -as "zebras"- que ocorreram no torneio, para calcular o risco de o melhor time acabar eliminado antes de levar a taça."

O ARTIGO COMPLETO para assinantes

Nenhum comentário: