sábado, 12 de setembro de 2009

Pessoas mais altas são mais otimistas e bem-sucedidas Pesquisas confirmam que os mais baixos olham a vida com mais desânimo


Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, estabeleceu uma relação entre a felicidade de uma pessoa e sua altura. Publicado na revista Economics and Human Biology, a pesquisa identificou que pessoas mais altas geralmente possuem um otimismo maior com relação às atividades diárias.

Após analisar cerca de 450 mil adultos americanos, foi possível identificar que os homens que caracterizavam seu estilo de vida como o pior possível eram, em geral, 2 centímetros mais baixos que a estatura média da população (1,75 cm). Já as mulheres que se viam infelizes com a vida eram 1,3 cm mais baixas que a média (1,61 cm).

Além desse estudo, outro levantamento recente, feito por cientistas dinamarqueses também estabeleceu uma relação entre a felicidade e a altura. Analisando 15 mil pessoas, observaram que homens com menos de 1,62 cm e mulheres abaixo de 1,51 cm se queixaram de qualidade de vida inferior ao dos que estão dentro da média ou acima dela no quesito altura.

Após a pesquisa, os cientistas estimaram que se os homens tivessem 7 cm a mais e as mulheres 6 cm, elas poderiam ter uma percepção diferente com relação à qualidade de vida.

Beirando o sucesso
Um terceiro estudo, este nacional, também relaciona a altura com maiores chances de um bom futuro. Feito pelos professores Naércio Aquino Menezes Filho, do Instituto de Ensino e Pesquisa (ex-Ibmec de São Paulo) e Andréa Zatune Couri, da Universidade de São Paulo, a pesquisa revela que pessoas altas possuem maior probabilidade de concluir mais anos de estudo, ocupar cargos mais altos e também ganhar um salário melhor.

O estudo levou em conta dados da Pesquisa de Padrão de Vida (PPV) e da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE, que ouviu cerca de 50 mil famílias brasileiras.

Segundo o estudo, mulheres que apresentam estatura entre 1,70 cm e 1,75 cm, recebem 20,4% a mais do que as mulheres com estatura entre 1,50 cm e 1,60 cm. Já os homens entre 1,80 cm e 2,10 cm ganham, em média, 70,2% mais do que os com altura entre 1,60 cm e 1,65 cm.

Nenhum comentário: