terça-feira, 1 de setembro de 2009

No dia mundial do Blog os RI’s lançam o desafio para todos os Blogueiros

No dia mundial do Blog os RI’s lançam o desafio para todos os Blogueiros

Hoje é dia daqueles que dedicam parte do tempo de suas vidas a levar informação, cultura, questionamentos, conteúdos diversos a todos os desbravadores da Internet. Publicamos o post por amor a esta mídia que certamente mudou a comunicação mundial. A coisa é muito maior do que uma mera satisfação pessoal ou um momento de desopilar através das letras. O fenômeno dos Blogs ainda está no seu início (não está no fim como alguns dizem). Quanto mais a Internet se popularizar, mais vivo, mais aceso a chama da interatividade da coletividade a levar valiosas contribuições para humanidade. Tudo é uma troca igualitária: o sujeito Blogueiro é emissor e ao mesmo tempo receptor de conteúdos de outros Blogueiros. A ação individual pode interferir no mundo. O ativismo engajado dos tempos contemporâneos passa pelos Blogs.
É neste meio que se encontra realmente a democracia, a quebra do monopólio da informação, a liberdade para se dizer realmente o que se pensa, mesmo que desagrade meia dúzia de pessoas ou leve conflitos para milhões.
O dia de hoje é para reflexão. Muitos de nós, na utilização diária dos Blogs já correu risco de censura, acobertada pela caixa blindada misteriosa da justiça. O momento de celebração pela data em que gênios criaram esta ferramenta é também um instante de juntarmos forças para proteger esta autêntica liberdade de expressão. O instante é de luta para que canalhas não inventem leis que restrinja o que já foi conquistado, e nem abusem do poder ao fechar este ou aquele Blog, como verdadeiros ditadores que não gosta de escutar contradições e mandam unilateralmente matar, aniquilar reflexões opostas a sua. Este ano temos vários casos em que a dita justiça censurou vários Blogs.
O ambiente aqui é diferente de um meio de comunicação tradicional. Aqui tem espaço para tudo. Todas as crenças, todas as plataformas políticas, artísticas, culturais, sociais. Não precisa um mando de um jurista mandar fechar, calar, extinguir algum Blog, já que existe espaço para todos, e qualquer pessoa é habilitada a criar também seu espaço (seja acusador ou acusado). Quem se sente lesado ou terá espaço no mesmo Blog para colocar sua posição ou que se crie seu Blog para eventual defesa, mas nunca, nunca instalar a velha censura de décadas passadas na frágil alegação de danos morais ou coisa parecida. É para isso que existe direito de resposta, e até isso nos Blogs a coisa é mais democrática já que a plataforma é a mesma para situação e oposição.
Outra importante reflexão é observar o quanto já avançamos em relação às mídias tradicionais. Este fato nítido, e apenas esta no início dos milhões de fontes individuais que no futuro formará uma rede de múltiplas visões, na pluralidade verdadeira que influenciará diretamente nas mídias de massa tradicionais, e na sociedade como um todo.
Os historiadores e pesquisadores do futuro não ficaram apenas a apreciar os jornais ou conteúdos televisivos no resgate dos tempos, os verdadeiros historiadores e pesquisadores da humanidade no futuro serão obrigados a fazer seus estudos baseados nos humildes milhões de post produzidos por milhares de Blogueiros que estão neste momento digitando algo pata arrodear o mundo.
Outro importante fato para azucrinar no pensamento hoje é o lance da união. Repito o que em momentos anteriores já dizemos: devemos criar uma Associação, um órgão que regularize, que de assistência e auxilie os Blogueiros. Eventos para promover o meio deveriam acontecer. Somos muitos, e os muitos podem criar assessoria para trazer anunciantes aos Blogs, e gerar uma distribuição de renda entre os Blogueiros (profissionais ou de final de semana – o que manda é a competência de cada Blogueiro, com ou sem diploma). Por que não vender pacotes para anunciantes aparecerem em vários Blogs que pensam em conjunto? Cinco em cinco Blogs, dez em dez a levar para seu endereço uma ajuda financeira bancada por potenciais anunciantes.
Nossa mídia é dinâmica, verdadeira, autêntica, a cota de patrocinadores não iria tirar o teor revolucionário do meio. Venderíamos a quantidade de Blogs e não este ou aquele. As empresas já estão mais dispostas a gastar valores maiores nas mídias sociais, na Internet (no futuro próximo as empresas pensaram duas vezes antes de investir milhões em comerciais de TV – ao invés de televisão por que não partilhar a fatia com anúncios nos Blogs?). A Associação de Blogueiros poderá criar subsídios como este exemplo dos anunciantes, mas também o da assistência, de promoção de eventos relacionados com o setor, a respeitabilidade por outros órgãos existentes e entre toda coletividade seja de Internautas ou da própria população. Confiabilidade, credibilidade, respeito e acima de tudo o público iria se voltar mais aos que escrevem nos Blogs.
Muitos setores das comunicações tradicionais iriam começar a chiar, daí a importância da espécie de “sindicalismo” para acolher as necessidades, aspirações, as defesas, os interesses dos Blogueiros. Esta união deixaria de fora valores políticos, religiosos, sociais, econômicos, sem conflito de diferenças todos existiriam com uma entidade que desse sustentabilidade e poder de força para a voz dos Blogueiros seguir além tela dos monitores.
Nesta importante data é preciso acima de tudo respeito a todos os Blogueiros, desde os mais atuantes aos Blogueiros de final de semana, aos profissionais, e os que levam as escrituras eletrônicas apenas como diversão.
Já conquistamos muito espaço dentro e fora do mundo da Internet. Jornais, revistas, rádios e a própria TV já nós dão créditos, já nos observam com um olhar de medo, susto e admiração. No mundo todo há uma mudança nos hábitos das pessoas. A TV perde espaço para as novas mídias, seu poder enfraquece, enquanto que novas formas de comunicação ganham campo. Este fenômeno não tem mais volta. As décadas de pensamento monopolizado, e abençoado por um cartel, começa a apodrecer, a desaparecer na imensidão dos questionamentos rebuscados a todo o momento no seguir das mídias sociais, no alcance do mundo pela palma do mouse.
Nosso dia chegou, e é para ser comemorado por que Blog é cidadania, ter Blog é exercer um papel social de alguma contribuição para a disseminação e coletivização de conteúdos. Uma pena o encontro de Blogueiros do Ceará não ter saído hoje, mas fica como um grande desafio para todos os Blogueiros deste estado fazer um grande encontro com Blogueiros de todas as regiões do Estado, e por que não convidados especiais de outras partes do Brasil. Um dia a “Associação Brasileira de Blogueiros” (ABB) ainda vai vingar. Ache bom ou ache ruim, Blogs para eternidade, é isto!
.
Em especial parabenizamos a todos os Blogueiros da Rede de Blogs do Cariri, aos Blogueiros de Fortaleza, do Ceará, do Nordeste, do Brasil, e do mundo exterior.

Nenhum comentário: