quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O monopólio do debate do Titanzinho entre a Prefeita e o Governador enfraquece a ampla reflexão


No Ceará tem disso sim! Mais uma vez a imprensa cearense presta um desserviço a sua população. Da mesma forma na época da polêmica da Torre do Iguatemi Empresarial onde a imprensa para abafar a real discussão aprofundada do caso monopolizou o debate entre a Prefeita Luizianne Lins e o Senador Tasso Jereissati (dono do empreendimento) acontece agora no caso do estaleiro no Titanzinho.
Este fenômeno do monopólio do discurso deixa de fora as principais vítimas e aqueles que deveriam entrar na discussão – o povo que mora no Titanzinho. No caso da Torre do Iguatemi não deram vozes aos ambientalistas, agora não dão aos nativos da Praia do Titanzinho.
Esta é uma estratégia política que trás efeitos negativos para população. Colocam-se dois políticos de posicionamentos contrários para dar foco único e exclusivamente político. Desta forma enfraquece o debate público porque as pessoas acham que o problema é apenas dos dois políticos de posicionamento conflitante. As pessoas abandonam a discussão porque consideram que o assunto em questão pertence apenas a esfera política. “Se for contra sou petista, se for a favor sou governista”. E a aprofundada reflexão, com embasamento cientifico, fica a ver navios. A conseqüência é a construção autoritária do empreendimento ausente do intenso e verdadeiro questionamento.
Assim como no caso da Torre do Iguatemi Empresarial que se ouvia falar até em referendo para saber se a população seria contra ou a favor do empreendimento do Tasso as margens do Rio Cocó, até poucos dias atrás o Governo do Ceará e a Prefeita de Fortaleza tinham idéias contrárias em relação ao estaleiro no Titanzinho. No entanto, o final desta história será igual: a Prefeita faz guerra no principio para monopolizar o debate, a imprensa cobre apenas sobre este ponto de vista, e depois a obra é liberada sem consulta popular e sem levar em consideração os moradores do local em discussão. Ache bom ou ache ruim, a imprensa cearense é diretamente responsável por evidenciar este monopólio do debate sobre temas importantes da cidade de Fortaleza, é isto!

Nenhum comentário: