sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Internet. Audiência cresce e veículos reforçam investimentos


Em ano de Eleição e Copa do Mundo, os principais veículos nacionais reforçam suas equipes. O principal destaque é para a ampliação do jornalismo na internet. Segundo o boletim Jornalistas&Cia, os portais Veja Online e iG anunciam recentes contratações. No portal da Editora Abril são pelo menos 50 profissionais. Já no iG 14 pessoas foram contratadas para dar sequência ao novo projeto editorial.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

O investimento nas equipes online dos veículos nacionais pode ser interpretado diante do aumento da audiência na internet. Dados divulgados ontem pelo Ibope, mostram que o Brasil fechou 2009 [dezembro] com 66,3 milhões de internautas em todos os ambientes, sejam eles em casa, trabalho ou locais públicos. Destaque para acesso residencial que cresceu 16% com relação ao mesmo período de 2008.

Além desse número, o brasileiro navegou por mais tempo que europeus e americanos, totalizando 44 horas no mês conectados à rede.

Enquanto a circulação média dos jornais brasileiros filiados ao Instituto Verificador de Circulação caiu 4,7% em 2009, comparação realizada pelo próprio IVC em 94 títulos em 2008 e em 2009, a internet no Brasil continua em larga expansão. Os investimentos nessa área devem crescer muito neste ano cheio de efemérides.

No mercado local, Fortaleza tem cinco grandes portais de Internet: Verdes Mares, Jangadeiro Online, Diário Online, O Povo Online e Ceará Agora, é praticamente certo que suas redações devem ser ampliadas [a gente espera] para dar vazão à quantidade de conteúdo que precisará ser criado em razão do crescimento da audiência. Há também a promessa de que o Grupo Cidade de Comunicação lence seu próprio portal na Internet.

Recentemente os portais Verdes Mares e Jangadeiro Online investiram em coberturas diferenciadas e em novas plataformas. Mas ainda há muito espaço para crescer. Pode apostar que há!

O avanço do jornalismo online é bom para o mercado, para os profissionais e para o consumidor de informação. Ou seja, é bom pra todo mundo. E como estamos vendo pela aposta dos veículos nacionais, depende de investimentos significativos em pessoas, equipamentos e em muita experimentação.

Que venha 2010.

Nenhum comentário: