Posted by Emílio Moreno | Filed under comunicação, cultura, digi & tals, dinheiro, direto da fonte, esporte, política, primeira página, sintonizado
Em ano de Eleição e Copa do Mundo, os principais veículos nacionais reforçam suas equipes. O principal destaque é para a ampliação do jornalismo na internet. Segundo o boletim Jornalistas&Cia, os portais Veja Online e iG anunciam recentes contratações. No portal da Editora Abril são pelo menos 50 profissionais. Já no iG 14 pessoas foram contratadas para dar sequência ao novo projeto editorial.
O investimento nas equipes online dos veículos nacionais pode ser interpretado diante do aumento da audiência na internet. Dados divulgados ontem pelo Ibope, mostram que o Brasil fechou 2009 [dezembro] com 66,3 milhões de internautas em todos os ambientes, sejam eles em casa, trabalho ou locais públicos. Destaque para acesso residencial que cresceu 16% com relação ao mesmo período de 2008.
Além desse número, o brasileiro navegou por mais tempo que europeus e americanos, totalizando 44 horas no mês conectados à rede.
Enquanto a circulação média dos jornais brasileiros filiados ao Instituto Verificador de Circulação caiu 4,7% em 2009, comparação realizada pelo próprio IVC em 94 títulos em 2008 e em 2009, a internet no Brasil continua em larga expansão. Os investimentos nessa área devem crescer muito neste ano cheio de efemérides.
No mercado local, Fortaleza tem cinco grandes portais de Internet: Verdes Mares, Jangadeiro Online, Diário Online, O Povo Online e Ceará Agora, é praticamente certo que suas redações devem ser ampliadas [a gente espera] para dar vazão à quantidade de conteúdo que precisará ser criado em razão do crescimento da audiência. Há também a promessa de que o Grupo Cidade de Comunicação lence seu próprio portal na Internet.
Recentemente os portais Verdes Mares e Jangadeiro Online investiram em coberturas diferenciadas e em novas plataformas. Mas ainda há muito espaço para crescer. Pode apostar que há!
O avanço do jornalismo online é bom para o mercado, para os profissionais e para o consumidor de informação. Ou seja, é bom pra todo mundo. E como estamos vendo pela aposta dos veículos nacionais, depende de investimentos significativos em pessoas, equipamentos e em muita experimentação.
Que venha 2010.
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