terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quando o povo quer pára até aeroporto



As cenas observadas na recepção do time do Ceará neste domingo em Fortaleza foram inesquecíveis. Nunca a cidade tinha presenciado uma festa tão grandiosa. Nem mesmo em época de Copa do Mundo ou outro evento concentrou tanta gente no aeroporto e nas avenidas por onde a carreata passou. Parou trânsito, parou aviões, parou quase toda a cidade para celebrar a conquista do time do Ceará na subida para a primeira divisão do futebol brasileiro. A multidão se aglomerava nos viadutos, nas pontes, nas ruas e avenidas que o comboio da equipe de futebol passou. Muita euforia e disposição dos torcedores que não mediram limites nem esforços para comemorar e celebrar a aquisição futebolística.
Conseguiram parar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, conseguiram encher quilômetros e quilômetros de multidão aglomerada a cantar em um só coral. O mesmo sonho, a mesma conquista, a felicidade geral de todos. Unidos por uma paixão esportiva que trás apenas a leve sensação instantânea de bem-estar. Fora do jogo a realidade continua vitimando milhões de outras torcidas.
Queríamos ver esta mesma animação, energia, disposição, esta grandiosidade que foi a união dessa massa cearense para parar de uma vez por todas as roubalheiras, tramóias e desmandos dos governantes deste Estado. Já pensou todos organizados fechando as ruas para exigir saúde de qualidade? Quando o povo quer realmente pára até aeroporto, e olha que foi apenas a torcida do Ceará, imagina se fosse em conjunto com a do Fortaleza parando a corrupção na casa de político ladrão? É uma pena assistir este desperdício de energia coletiva em torno de um objetivo tão mesquinho para a humanidade.
Já pensou toda esta disposição para ir atrás dos direitos coletivos? Para cobrar mais empenho dos deuses da Justiça? Para cobrar mais educação de qualidade para o povo? Já pensou uma aglomeração parecida com o ativismo coletivo em prol de um mundo mais financeiramente igual? Pedindo o fim do monopólio da informação? O extermínio da corrupção? Quando o povo quer é capaz de derrubar até avião. Ache bom ou ache ruim, multidão de ativistas dentro ou fora do futebol, é isto!

Nenhum comentário: