terça-feira, 24 de novembro de 2009

Índice de TVs desligadas no Brasil bateu recorde em novembro


Tudo é um circulo. O poder se inverte de uma hora para outra. O que parecia antes imbatível, agora demonstra facilidade. Durante décadas a TV imperava como principal fonte de informação dos brasileiros, mas esta realidade aos poucos está mudando (para as graças da quebra do monopólio informacional).
Com o advento da Internet hoje há mais possibilidades do sujeito deixar a TV desligada por mais tempo. A notícia de TVs ficarem desligadas é péssima para emissoras e seus anunciantes. Na primeira quinzena deste mês, de cada 100 televisores do país, só 55 ficaram ligados no horário nobre (entre 18h e 0h). A média se mantém na medição da Grande São Paulo. A colunista Silvia Corrêa (Outro Canal), diz que obteve dados da medição feita pelo Ibope desde 2004, sempre para novembro. Na região metropolitana de São Paulo, o índice deste ano é o menor do período – em novembro de 2005, os televisores ligados no horário nobre chegavam a 63% do total. No país, os dados deste ano empatam com os de 2007, que são os menores medidos em seis anos.
No IBOPE coisas misteriosas acontecem quando a rede Record esta batendo a rede Globo. Quando isso acontece o IBOPE tem crise de apagão e pára. O sistema de medição de audiência do Ibope na Grande SP saiu do ar na noite de domingo, impedindo que as emissoras acompanhassem a acirrada disputa travada entre "A Fazenda" (Record), "Fantástico" (Globo) e "Pânico" (RedeTV!). Os índices deixaram de ser fornecidos em tempo real às 21h 40 e apresentaram falhas até a 0h 37 de ontem. O Ibope afirma diz que o problema foi nas operadoras de celular, que transmitem os dados dos domicílios para o instituto.
Enquanto há apagão de vergonha no IBOPE, as televisões ficam mais tempo desligadas, a audiência da Internet cresce a todo instante para desespero de quem faz as mídias tradicionais. Ache bom ou ache ruim, muitas televisões ainda vão passar mais tempo desligadas, é isto!
.

Nenhum comentário: