sábado, 11 de setembro de 2010

Atenção ecologistas, Semace e Imac que cospem para dentro: as Serras de Caucaia estão pegando fogo

Atenção ecologistas, Semace e Imac que cospem para dentro: as Serras de Caucaia estão pegando fogo

Setembro-outubro é época de muito cuidado e risco de incêndio nas Serras do Ceará. Época em que a vegetação está mais frágil com a falta de chuvas. Época que o Corpo de Bombeiros fica atento na Chapada do Araripe, e em outras áreas de Serras no Ceará. Qualquer faísca solta na mata seca é motivo para criar uma grande queimada que trás para natureza um enorme prejuízo ambiental para todo Estado.
As Serras mais famosas e visitadas pelos turistas no Ceará têm um cuidado especial da brigada de combate a incêndio do Corpo de Bombeiro, tanto na prevenção das queimadas, como para “agilizar” com a maior velocidade possível para o socorro imediato das matas. Entretanto, as Serras menos famosas, longe das badalações ou que ainda não entraram no circuito do turismo das Serras do Ceará ficam esquecidas, e quando chegam os meses de seca as faíscas tomam de conta da vegetação, causando transtornos irreversíveis para a natureza do Ceará.
Em Caucaia há um complexo de Serras que ainda não foi descoberto pelo setor turístico, e nem pela especulação imobiliária. Este conjunto de Serras guarda muitas surpresas aos visitantes que mesmo sem incentivo algum sobem as Serras de Caucaia, e saem deslumbrados por rara beleza bem próxima e esquecida da cidade. As Serras de Caucaia é um misto de Sertão e mata atlântica que tem uma visão privilegiada para o mar (Serra da Rajada, Serra do Juá, Serra da Taquara, Serra da Conceição, Serra Santa Rosa).

Todas estas Serras que reservam grandes surpresas e emoções, e guardam grandes recursos naturais de fauna e flora, estão sendo diariamente devorados pelo fogo das queimadas. Na imprensa não se vê uma matéria sobre o tema. Na cidade nenhum órgão responsável se pronuncia sobre o caso. Também não se vê o efetivo do Corpo de Bombeiros em ação contra os incêndios nas Serras de Caucaia.
Não conseguimos identificar o que provoca as queimadas, mas como o mato está muito seco qualquer faísca (seja criminosa ou não) pode ser motivo de impulsionar um incêndio de perdas incalculáveis para o meio ambiente do Estado. Enquanto o mundo das Serras de Caucaia explode, por onde anda o pessoal da Semace?, do Imac?, da brigada anti-incêndio do Corpo de Bombeiros?, das autoridades de Caucaia?, dos ecologistas do Ceará? Ache bom ou ache ruim, o fogo esta consumindo raízes, flores, e bichos em Caucaia, é isto!
Imagens fortes do fogo:


Nenhum comentário: