sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Quem terá mais dinheiro para comprar a Justiça? Rede Globo ou Rede Record?


Ontem à noite o Brasil assistiu surpreso a mais um dia de Guerra Santa Televisiva. Rede Record de um lado e Rede Globo de outro. Na Globo é reportagem certa o assunto. Foi ontem e é hoje a exploração extrema do caso do Bispo Edir Macedo. A Rede Record ontem e também hoje adotou um contra ataque de acusações e denúncias contra a Rede Globo (e promete mais no telejornal da noite!). A Record News também entrou na guerra das informações, e durante sua programação publica matéria com aproximadamente 9 minutos de duração falando mal da Globo.
A reportagem do Jornal Nacional (sempre baseadas no Jornal Folha de São Paulo) destrinchou de vez as profundezas secretas da Igreja Universal. Mostrando fiéis insatisfeitos com a exploração dos Pastores, e como é o esquema dentro da Igreja. A defesa da Rede Record agora é um contra-ataque as Organizações Globo. No seu telejornal foi exibido os ferrenhos fiéis da Igreja Universal que estão confortavelmente satisfeitos com as graças alcançadas na Igreja. Além de desmontar a blindagem da ética na TV Globo (exibiu toda falcatrua desde a criação da emissora carioca, até os dias atuais – faltou mostrar o autoritarismo em cima da TV Diário do Ceará). A reportagem também explorou as obras de caridade da Igreja para as pessoas carentes. O objetivo disso tudo é para o público de casa pensar que as obras de caridades são muitas. No entanto, não adianta fazer obras de caridade se tiram a parte maior e escondem nos calabouços sagrados dos paraísos fiscais. Diante as cifras de dinheiro arrecadado nos cultos, as obras de caridades são migalhas, são pequenas esmolas que os membros da Igreja devolvem para a população. A reportagem da Record finalizou dizendo que confia na justiça brasileira, e todo este rancor da Globo é por conta do monopólio da informação no Brasil que esta ameaçada pela Record.
Mas, voltemos ao caso da Guerra Santa Televisiva, o que está em jogo não é apenas um único fator. É um somatório de motivos que fazem os dois grupos de comunicações se odiarem (e não tem Igreja e reza que dê jeito). Além da disputa de mercado, de quebra do monopólio das informações, de poder de influência na população e assim duplicar investimentos financeiros e lucros, o que também está em jogo são as eleições do próximo ano. É sabido que as Organizações Globo (rádio, TV, Editora, Jornal, Internet...), e também outros órgão da imprensa sudestina tem um pacto com o grupo político pertencente ao PSDB-DEM (pacto este apelidado carinhosamente pelos Blogueiros de PIG – Partido da Imprensa Golpista). Também é sabido que a Rede Record é mais maleável com o Presidente Lula (em outras palavras apóia o Governo do Presidente). A Rede Globo com esta ofensiva quer além de tirar a Rede Record da disputa de IBOPE, quer aniquilar a voz de igualdade eleitoral que tem com a Record (diminuindo o poder de comunicação direta do Governo com os telespectadores da Record, e ficando com todo poder de manipulação das eleições vistas em tempos passados). E desta forma ficar de vez com o total monopólio da informação.
A Rede Record se aproveita dos índices positivos do Governo para com a população, e monta em cima disso para se defender na opinião pública brasileira do ódio sobrenatural Global. Os telespectadores se perguntam: A justiça escutará quem? Será arquivado novamente estas sérias denuncias tanto contra os donos da Rede Record, como também contra os donos das Organizações Globo? O final disso tudo será a maior pizza televisiva do mundo? Quem pagará mais a Justiça para sentenciar ao seu favor? Rede Globo ou Rede Record? De um lado a elite mais conservadora e tradicional do Brasil e historicamente os políticos mais sujos do país, do outro a nova elite brasileira em conjunto com milhões de fiéis injuriados, e o Governo do Brasil. Quem tem mais bala nos pixels? Quem tem mais influência no poder judiciário e político? Cenas dos próximos capítulos da Guerra Santa Televisiva, antes que façam um grande acordo. Repetimos: não existe moçinhos e bandidos nesta guerra, existem apenas quadrilheiros, delinqüentes, e criminosos. Ache bom ou ache ruim, só assim as verdades saem dos Blogs e passam ao vivo nos telejornais, é isto!

Nenhum comentário: