terça-feira, 11 de agosto de 2009

Por que há tantas mulheres desacompanhadas, hoje em dia

Ser ou estar?
Por que há tantas mulheres desacompanhadas, hoje em dia - opção ou falta de homens disponíveis? Fomos atrás de possíveis respostas e de baladas para curtir no Dia do Solteiro, no próximo dia 15

Foto: Getty Images


Aquelas frases que até já se tornaram clichês, como "homem não presta" ou "eles só querem saber de diversão, não querem nada sério", são muito comuns em rodas de amigas que estão contando sua última aventura sentimental ou alguma desilusão amorosa. Assim como muito homens, existem mulheres solteiras por opção. Mas, a maior parte delas ainda acredita que, mesmo que a vida esteja boa, tudo ficaria melhor com um grande amor ao lado.

Contudo, a famosa "lei da oferta e da procura" anda desfavorecendo quem procura um namorado no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, realizado em 2000, há cerca de 3 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil.

Independência

A conquista da independência e a ascensão feminina em muitos cargos antes ocupados apenas por homens, são dois quesitos que assustam a classe masculina. "Acredito que essa independência, da mulher não precisar tanto mais do homem como antes, tem assustado um grupo de homens. As mulheres andam mais ousadas em descobrir coisas novas e os homens são um pouco receosos em fazer esse tipo de coisa", comenta o psicoterapeuta comportamental-cognitivo Marcelo da Rocha Carvalho.

Mesmo fazendo parte do mercado de trabalho, competindo com os homens e conquistando a tão sonhada independência, as mulheres ainda sofrem ou têm dificuldade para manter um relacionamento e saber qual é a hora certa para namorar. O psicoterapeuta acredita que elas percebem que financeiramente é bom ter seu trabalho, ser independente, ganham bem, mas estão angustiadas, porque não atraem a pessoa que gostariam.

Foto: GettyImages


Mas o profissional ressalta: "Isso não é um preconceito dos homens. É aquela coisa de fazer comparações, pois a sociedade está mudando as regras. Ele sempre tem em mente aquela coisa de ser o protetor da casa, o que segura o trabalho ou o relacionamento. Há vagas no mercado direcionadas para mulheres, que até ganham melhor que eles, e isso não é um casamento legal, pois os homens acabam querendo sempre ficar em um patamar mais alto".

Vantagens ou desvantagens?

Tanto mulheres quanto homens pensam nas vantagens e desvantagens de estar solteiro. Para a agente de viagens e administradora do blog Diário de Solteiro, Rose Carreiro (24), a maior vantagem de estar solteira certamente é a liberdade. "Você pode fazer o que te dá na telha, sem se preocupar com ninguém, pode ir aonde quiser. A desvantagem é que, às vezes, bate a carência, a solidão, e você não tem aquele colo para onde correr",destaca.

Foto: GettyImages


Entretanto,para a arquiteta Daniela Pioli (31), não há desvantagens em estar solteira."Terminei meu relacionamento em janeiro desse ano e continuo fazendo as mesmas coisas que fazia quando namorava. A única diferença é que, quando estava comprometida, eu saía menos para balada, porque balada com namorado é diferente. Você fica preocupada em saber se a outra pessoa está curtindo também, e sempre acontece alguma crise de ciúmes que acaba com a noite na hora", conta.

Mas os prós e contras podem ser questão de opção. "Se a mulher sabe lidar com isso, de estar solteira, ela levará a vida numa boa, sem nenhum sofrimento. Agora, se ficar atrás, se cobrando, querendo entender porquê está solteira, para ela sempre será uma desvantagem", ressalta o psicoterapeuta.

Daniela também destaca que o fato de não ter que dar satisfação é o melhor de estar solteira. "Gosto muito dessa fase. O ir e vir, a ideia de sair com as amigas sem ter compromisso. Saio para me divertir, porque, querendo ou não, a gente sempre se prende quando está namorando. É inevitável. Não sei se estaria mais completa se estivesse namorando, mas admito que um namorado vem para completar, só não consegui descobrir o quê. É sempre bom saber que alguém gosta de você e quer o seu bem, mas admito que devo "escolher" melhor meus próximos namorados. Não namorar apenas um que me dê carinho, mas sim ter um companheiro, um amigo também", ressalva.


Foto: Getty Images


Ser ou estar solteira?

O termo "encalhada" sempre foi muito usado para mulheres que nunca namoraram ou não tem um relacionamento sério. Hoje em dia, ser taxada de tal forma, ainda assusta um pouco. Mesmo as que são solteiras convictas inevitavelmente passam por alguma crise. "Antigamente, há uns15 ou 20 anos, estar solteira era uma fatalidade, chegando a ser um aspecto de rejeição. Vejo algumas mulheres optarem por ser solteiras, mas não tem como escapar da crise existencial. Ainda existe aquela ideia de que tem que se casar, ter um filho. Socialmente, há uma série de condições e, mesmo as que se mostram fortes, não deixam de sofrer", comenta o psicoterapeuta.

Já para a estudante de jornalismo Letícia de Campos (21), ser e estar solteira tem uma diferença bem grande: "Aprendi que ser solteiro é melhor do que estar solteiro. Quando você é solteiro, assume que não tem ninguém. Parece que quando dizemos que estamos solteiros, estamos esperando cair um namorado na nossa porta". E finaliza: "Ser solteira é basicamente aceitar a condição de que você não tem ninguém e, provavelmente, não precise. Não que eu seja contra estar solteira, mas como eu não estou procurando ninguém agora, por enquanto eu sou solteira".

Nenhum comentário: