domingo, 16 de novembro de 2008

LHC - O HOMEM EM BUSCA DO COMEÇO DE TUDO

Há algum tempo venho acompanhando esta grande aventura pois não consigo me abster desses assuntos da ciência e da tecnologia, principalmente quando dizem respeito à origem do universo e do próprio homem. Nesse caso, junta-se a estas questões, Deus, vida após a morte e outros mistérios. Estou dentro, portanto.
Oito bilhões de dólares e 14 anos foram gastos no projeto da maior máquina já construída pelo homem em todos os tempos. É o maior experimento científico da história. Cinquenta países participam dessa empreitada, entre eles, o Brasil.
O LHC, construído cem metros abaixo da superfície da Terra em Genebra, na Suíça, é um túnel circular gigante com 27 quilômetros de extensão. Dentro desse túnel, super-computadores de última geração se misturam a aceleradores e detectores de partículas, imãs gigantes, reatores, e outras maravilhas científicas desenvolvidas apenas para esta experiência.
A idéia é recriar dentro desse túnel as mesmas condições que existiam no Universo nos primeiros segundos da sua existência.
Interessante demais!

A máquina será usada para acelerar partículas de massa subatômicas (prótons denominados "hadróns") a uma velocidade próxima à da luz fazendo com que elas se choquem gerando novos "Big Bangs", explosão que teoricamente teria gerado o Universo. Na verdade, os cientistas querem mesmo é provar a existência de uma partícula chamada "bóson de Higgs" que até o momento só existe em teoria. Também chamada de "Partícula de Deus", ela provaria a teoria científica da origem do mundo e da vida. Segundo a ciência, esta partícula deu origem à massa no Universo, gerando elementos como a água, a terra, o ar, e os próprios seres vivos.
Caso os cientistas não consigam encontrar esta partícula que dá base (mesmo apenas em teoria) a toda esta explicação científica para o nascimento do Universo e do homem, as religiões e suas teorias para o gênese ganhariam força. Nesse caso, a ciência teria que buscar outra explicação para o nascimento de tudo.
Observe aí a delicadeza desta situação.
Teorias científicas, dogmas religiosos, a fé, Deus, o Big Bang, Einstein, tudo se põe à prova nesse momento. Nunca o ser humano esteve tão próximo de descobrir uma explicação para o começo de tudo.
Nunca estivemos tão próximos do grande mistério.

Quem veio primeiro? O homem ou Deus?

Agora um fato que deixa ainda mais excitante e misteriosa esta experiência: O uso do LHC não é consenso dentro da comunidade científica mundial. Muitos cientistas alertam para um perigo iminente e incontrolável. Dizem que esta experiência poderá gerar "buracos negros" dentro do túnel com capacidade de sugar tudo ao seu redor dando início à destruição da Terra. Além disso, alegam que este experimento trará impacto ambiental irreparável. Estes cientistas do "contra" estão chamando esta máquina de "a máquina do fim do mundo".

Já outros cientistas dizem que além da possibilidade da descoberta de outras dimensões, esta experiência trará tecnologia suficiente para a construção da tão sonhada "máquina do tempo".
Nos próximos doze meses já teremos notícia dos primeiros dados dessa experiência. Sem dúvida, nós assistiremos em pouco tempo à queda de muitas teorias e também o nascimento de outras. Uma nova Física poderá nascer dessa experiência.
Tudo isso revela a nossa inquietude e o desejo permanente de saber de onde viemos.
Anciosidade à flor da pele...
Vamos aguardar.

Nenhum comentário: