sábado, 28 de fevereiro de 2009

Jornal O Estado o exemplo que deve ser seguido


Observação inicial: De tanto escrever sobre a TV Diário sair do ar, do satélite e das vidas de milhões de pessoas espalhadas pelo Brasil, nosso teclado resolveu sair também do ar durante todo o dia de ontem. O sistema também emperrou. Sabotagem? Olho gordo da Globo? Mas, pode até a placa mãe pifar que sempre iremos falar. Pedimos desculpas por passar boa parte do dia sem postar.
Ontem (26/02) o Jornal
O Estado foi o derradeiro periódico a comentar timidamente sobre o terrorismo global. Hoje (27/02), no caso ontem, foi outra vez o único elemento vivo de comunicação escrita tradicional que não fez de conta que nada estava acontecendo na corte do Sistema Verdes Mares, de frente a Praça da Imprensa, em Fortaleza, e no clã global, no magnífico mundo fantástico do Jardim Botânico, no Rio. A manchete da Globo x TV Diário apareceu no canto esquerdo superior da capa – um destaque considerável. Cumpriu sua função que é informar a população sobre qualquer assunto, mesmo que o argumento seja contra os interesses das elites oligárquicas da super-modernidade.
O vergonhoso é ver o resto da imprensa se esconder diante o escândalo criado pela Rede Globo. Torna-se, assim, em mais um escândalo a mídia cearense e sua censura editorial quando o assunto envolve seus interesses, sua cúpula. Não sabemos qual é o maior escândalo se o golpe da Rede Globo que usou da sujeira para tirar a TV Diário ou se a omissão da mídia tradicional cearense frente ao caso.
O Jornal
O Estado apenas se enganou quanto à autoria do conteúdo no Blog VI o Mundo, do carismático jornalista e de sensibilidade aguçada Luiz Carlos Azenha. Mas, sem problemas, o importante é divulgar a revolta, a repercussão e o eventual segredo da mídia, do golpe global, e depois mais silêncio ainda, causou em todos os nordestinos e os milhões de telespectadores da temida TV Diário.
No Blog
Liberdade Digital rastreamos um comunicado oficial da TV Diário referente ao caso de sua saída do satélite. Já no Blog Gente de Mídia, do competente Nonato Albuquerque, destaca a inércia dos jornais locais e o silêncio em torno do caso. O nobre Luiz Carlos Azenha volta a tocar também no tema do Silêncio ensurdecedor. Fatos como este da TV Diário em que a grande mídia tradicional se omite em divulgar é lamentável. No entanto, o importante é ver todos os Blogueiros juntos em nome da justiça. Ganha o modelo das novas mídias que de uma vez por todas desbanca a credibilidade das instituições habituais das comunicações de massa.
Enquanto isso, a TV Verdes Mares faz de conta que nada sabe e celebra a construção do seu novo cenário para as edições dos seus dois telejornais (CETV). A nova equipe jornalística se exibia a confraternização a base de muita palmas e confetes, em meio ao tormento escândalo da Globo, que grosseiramente calou a única voz do Nordeste para o Brasil. Ache bom ou ache ruim, façam barulho, é isto!

Obs.: No Orkut criaram duas comunidades pedindo a volta da TV Diário:
Queremos a TV Diário de volta! Volta TV Diário
.
Obs.: A campanha de Boicote a Rede Globo e seus produtos descartáveis continua.

Nenhum comentário: