domingo, 20 de fevereiro de 2011

Qual será a origem dos buracos e crateras das ruas de Fortaleza?


Cagece, Chuva, Prefeitura ou Povo que vota? Quem promove mais buracos em Fortaleza? Talvez a fragilidade do pavimento que cobre boa parte das ruas da cidade. Ou seriam as fortes chuvas e os milhares de veículos que corroem o asfalto diariamente? Desculpas não vão faltar, neste momento tão crítico para o andamento do trânsito! Também não vai faltar a tentativa de um órgão público ficar culpando o outro. Ninguém assume a culpa, ninguém faz quase nada para que a triste realidade de crateras que trazem prejuízos mude definitivamente o ambiente de destruição na capital do Ceará.
Será que a culpa não está inserida desde os primeiros passos das concorrências públicas promovidas pelo Governo Municipal ou Estadual para fazer a pavimentação das ruas e avenidas da cidade (seja apenas para recuperar o que está desgastado, nos famosos tapa-buracos ou para colocar um novo piso por inteiro), passando pela qualidade do asfalto e da falta de uma intensa fiscalização durante todo o ano, esteja chovendo ou não?
O que dizer então da Cagece? O que dizer dos buracos abertos todos os dias e fechado com asfalto de qualidade duvidosa e diferente do pavimento que estava antes do buraco ser aberto pela Cagece? O problema da constante manutenção quase interminável do esgoto e água da cidade é um agravante ainda a ser estudado pelas universidades locais. Por que estas obras demoram tanto a serem concluídas? Por que quando concluídas o local da obra nunca volta a ser como era antes – devido à qualidade do pavimento ser diferente, causando vergonhosos desníveis e futuros buracos. Será que estaria faltando engenheiros arquitetos competente nestes órgãos? Ou a corrupção faz a pressão em todos e quase todos rezam a mesma oração?
O recente bate boca entre a Prefeita e o encarregado maior da Cagece não resolveu, e nem resolverá o grave problema. A origem dos buracos de Fortaleza passa desde o processo do edital da concorrência pública, da licitação para saber qual empresa tomara as obras do pavimento das ruas, a falta de uma verdadeira manutenção em tempo hábil, ao lamentável descaso público e falta de compromisso com o Povo, a falta de uma fiscalização extensiva, uma carência de padronização e entendimento entre as obras da Prefeitura e as da Cagece, a um padrão de qualidade inquestionável de como deveria ser uma verdadeira obra pública. Ache bom ou ache ruim, Prefeita, Cagece e Povo têm culpa nas origens dos buracos e crateras da cidade, é isto!

Nenhum comentário: