sexta-feira, 22 de maio de 2009

O INFERNO SÃO OS OUTROS? 2


Segundo Freud, se a natureza humana (envolvida pelo obscuro, pelo imprevisível e pelo descontrole) não tivesse seus impulsos controlados pela sociedade, nós viveríamos em extremo perigo e a civilização não teria a menor possibilidade de existir.
Segundo ele, "dono de um permanente conflito entre forças antagônicas existentes em seu interior", o homem é um animal constantemente perturbado pelas obscuras intrigas irracionais promovidas em seu inconsciente. Já falei sobre isso aqui no blog. Estas forças são aquelas mesmas crianças traquinas, o id, o ego e o superego.
Somos todos portanto, segundo Freud, uns neuróticos mantidos sob controle.
Neuróticos em vários níveis pois não há um padrão único.
E pior, somos todos predispostos ao mal.
Dos outros, então, podemos esperar de tudo.
São com esses tipos que temos que conviver.

Como estamos todos incluídos nessa tipologia e nesse universo freudiano, o primeiro "outro" de quem devemos nos proteger somos nós mesmos.
Eu devo me proteger de mim mesmo em primeiro lugar.
Me proteger do meu próprio medo, da minha inconstância, da minha hostilidade, do meu egoísmo, dos meus desejos insanos, da minha curiosidade, etc.
Devo me proteger do que acho que não deve caber em mim.
Tendo feito isto, ou melhor, fazendo isto constantemente, posso começar a me proteger dos outros.

Se pararmos para observar, vivemos toda a nossa vida (ou parte dela, no caso dos mais atentos) preocupados com os outros.
Muitas vezes parecemos viver para eles, tão grande é a importãncia que damos ao que pensam e ao que falam a nosso respeito.
ACORDEM!!!!!
Viva a sua vida de acordo com a sua consciência.
Exerça o seu livre arbítrio.
E se precisar ser hopócrita, falso, omisso, com aqueles que merecem, seja!
E seja feliz!

Nenhum comentário: