quinta-feira, 16 de julho de 2009

Musculação é a saída quando o esporte desequilibra as formas


Tênis e outras atividades desenvolvem o corpo de modo desigual


Os esportes modelam o corpo. O problema é quando isso não acontece a seu favor: em determinadas situações, a sobrecarga em alguns músculos acaba deixando as formas desproporcionais e haja trabalho para conseguir o equilíbrio de volta. A natação, o ciclismo, o tênis e até o ioga são algumas das práticas famosas por causarem esse tipo de efeito. Mas isso não é motivo para abandonar os treinos: a seguir, um time de professores mostra como você faz para fortalecer os músculos em igual medida.

Tênis
braços fortes e pernas finas Numa competição de tênis, o atleta corre de um lado para o outro. O esforço é grande e seca as pernas, enquanto os braços não param de trabalhar (entre os amadores ainda há um problema extra: eles dificilmente trabalham os dois lados do corpo na mesma intensidade). No entanto, a musculação precisa focar os membros superiores "O trabalho de fortalecimento muscular deve ser feito para o corpo todo. Mas como a sobrecarga no membro superior é maior, o foco do treino precisa ser no tronco e nos ombros", afirma o fisiologista Giuliano Mota, da Academia Fórmula, em São Paulo. "Isso diminui o risco de lesão"

Joelhos, quadril e tornozelos também precisam de dedicação extra não precisa pegar pesado nas cargas, mas capriche na quantidade de repetições. "As articulações precisam ser fortalecidas, porque há muitos movimentos bruscos durante a partida", afirma o professor Cacau Almeida, coordenador de musculação da 4Fit Academia.

Segundo o professor, o correto é intercalar os treinos de musculação com os jogos, cada um num dia: desta forma, você evita a sobrecarga e consegue resultados melhores. E a intensidade do treino deve ser a mesma para membros inferiores e superiores. O problema é que muitos alunos acabam ignorando o treino de pernas, daí o aumento na desproporção.

Ioga
braços fortes A prática não tem a definição dos músculos como objetivo principal. Mas muitas posturas exigem esforço intenso dos braços, que acabam fortalecidos. A diferença chega a incomodar as mulheres, principalmente, que preferem trabalhar mais os membros inferiores. "As mulheres brasileiras, na maioria das vezes, focam o treino nas pernas e nos glúteos" afirma o professor de ioga Luiz Ribeiro, também da Fórmula.

E, apesar dos alongamentos intensos, o ioga não atrapalha um treino de hipertrofia. "Só preciso manter um intervalo entre eles: vale fazer ioga pela manhã e musculação à tarde ou à noite, mas nunca seguidamente , afirma Luiz. O cuidado é recomendável para não forçar demais os músculos e acabar gerando uma lesão. E não importa a ordem: vale fazer o ioga antes ou depois do trabalho muscular, propriamente dito. Só não é aconselhável fazer alongamento logo após o treino de hipertrofia, pois ele prejudica o crescimento da massa muscular".

Natação ombros e braços fortes
As pernas trabalham muito durante uma aula de natação. Mesmo assim, os músculos das costas, dos braços e do peito acabam ganhando destaque. Para ganhar equilíbrio, a solução é intensificar o trabalho de pernas dentro da água e fora dela, com os aparelhos de musculação. "O ideal é nadar num dia e treinar as pernas no outro. Com o descanso, os músculos são fortalecidos mais rapidamente", afirma o professor de natação Luis Martins, da academia 4Fit, em São Paulo. Fazendo os exercícios três vezes por semana , as pernas crescem e a desproporção diminui: é preciso incluir no programa séries para as coxas (quadríceps e posterior), além de panturrilha. O trabalho mais focado nos glúteos fica a seu critério, já que os movimentos para as coxas acabam fortalecendo o bumbum .

Nenhum comentário: