quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dez games gratuitos para baixar e jogar no PC nas horas vagas


Cansado de ser produtivo o tempo todo? E quem não está? Tem horas que tudo o que se quer é sentar em frente ao PC, deixar o tempo passar e se divertir um pouco. O problema é encontrar uma diversão rápida e que não custe caro. Se for de graça, melhor ainda.

Então aproveite nossa lista com dez jogos gratuitos, que vão do ridículo ao divertido. Não importa como você quer jogar em seu PC, algum desses games vai agradar e você não vai gastar nada.

» Bowling PC
Eis uma maneira de jogar boliche sem ter que calçar aqueles sapatos ridículos nem ficar com braços e pernas doloridos no dia seguinte. O Bowling PC, um game com visual 3D cinematográfico é muito simples de jogar. Você controla o posicionamento da bola usando as teclas de seta e utiliza outras teclas para determinar quando e onde arremessar para derrubar os pinos.

Você pode jogar contra o computador, ou contra outras pessoas em seu PC. O jogo oferece diversas opções também, como qual design de bola usar, se você quer um rock tocando de fundo e qual ângulo a câmera deve usar para filmar a bola e o jogo.

Um detalhe bacana são os efeitos de áudio que imitam o barulho que a bola faz só rolar no chão e ao acertar os pinos.

» Chicken Invaders
Esse jogo é tão ridículo e sem sentido quanto seu nome sugere. É igual ao clássico Space Invaders, mas em vez de atirar em extraterrestres (aliens), você tem que eliminar galinhas hostis.

À medida que você as acerta, elas jogam sua munição em você ovos e penas. Em algumas fases você também tem que enfrentar asteróides e galinhas-monstros.

O jogo é bem simples. Mova sua nave com as setas do teclado e atire com a barra de espaço é tudo que você precisa saber. Tudo neste jogo é divertido, a começar pela música de 2001: Uma odisseia no espaço, passando pelo texto que conta a história do game, como em Guerra nas Estrelas. Este jogo não vai mantê-lo ocupado por muito tempo, mas quando se tem 10 minutos para gastar, ele é perfeito.

» Little Fighter 2
Se você gosta de games de luta, o Little Fighter 2 vai agradar muito. O objetivo é simples: socar, chutar, bater ou causar outro dano qualquer usando uma variedade de armas letais.

Você pode jogar contra o computador ou contra algum amigo na verdade, é possível ter até quatro jogadores de uma só vez sem ter que pagar por isso. O game ainda oferece modos diversos de jogar: um em que você enfrenta níveis cada vez mais difíceis de inimigos, e outro que traz exércitos, liderados por você.

Você vai ter que pensar muito para jogar esse game? Talvez nem por um segundo, ele não exige nada da mente.

Repare que quando você instala o programa, uma barra de ferramentas do Little Fighter 2 também é instalada por padrão. Desmarque essa opção na hora da instalação, caso não queira a barra.

» Othello
Você gosta do jogo clássico de tabuleiro Othello? Também conhecido como Reversi, este é um clássico desafio de estratégia, em que seu objetivo é usar suas peças para conquistar o máximo de espaços possível.

Você precisa cercar cada peça de seu adversário e, assim, o disco se torna seu. Parece simples, mas não é. Planejamento e pensamento rápido são essenciais.

Essa versão para computador do jogo é muito boa. Oferece três níveis de jogo, o que garante o desafio apropriado para você. Você pode ligar e desligar a música e salvar e abrir jogos em andamento. Se você quiser trapacear ou se estiver apenas aprendendo, pode ter uma sugestão do game para você.

» Amazing Jigsaw
Neste jogo, você terá um quebra-cabeça gigante para resolver. As fotos são bonitas, o jogo oferece dezenas de quebra-cabeças, e os desafios pode ser jogados nos modos fácil, médio e difícil. O fácil tem 35 peças, o médio tem 48 e o difícil, 165. Um cronômetro permite que você veja quanto tempo você leva para completar cada quebra cabeça.

O programa funciona da forma como você imagina. É só arrastar as peças para movê-las; é fácil girar as peças também. Para facilitar, você tem uma miniatura da imagem completa. O game ainda permite que você ligue e desligue a música, assim como resolver quebra-cabeças que você ainda não completou.

» EclipseCrossword
Qualquer um consegue resolver palavras cruzadas o verdadeiro desafio é criá-las. É aí que entra o EclipseCrossword. Não, você não vai virar um editor de passatempos de jornal, mas criar palavras cruzadas vai ser muito mais fácil.

Depois que você tiver decidido suas palavras, diga ao EclipseCrossword o tamanho da palavra cruzada que você quer. Ele vai fazer o trabalho de encaixar todas as palavras em um quebra cabeça. Você pode revisar o resultado e fazer as alterações que quiser, inclusive no tamanho do diagrama.

Depois, você pode imprimir sua palavra cruzada, gerar um PDF ou RTF ou uma página da web pronta para fazer upload.

» Mahjongg II
Por muito tempo, os jogos Mahjongg foram muito populares no PC. Apesar de esses dias serem passado, isso não quer dizer que você não possa continuar jogando e essa versão simples do game é uma boa opção.

O Mahjongg no PC é bem diferente da versão real. Aqui, você ganha pilhas arrumadas de peças e precisa remover todas elas sem deixar que se fique sem movimentos legítimos, pois nesse caso você perde.

» Patience
Se você não quer ficar instalando uma porção de jogos em seu PC, essa versão de Paciência pode lhe agradar. Ela vem com mais games solitários do que você poderia jogar, a não ser que estivesse confinado são mais de 200 opções, entre diversas variantes de cada game.

Se você é como a maioria, não deve fazer ideia de como se jogam essas variações de Paciência, mas isso não é nenhum problema o software traz todas as regras. A interface não é tão sofisticada como a versão 3D (veja abaixo); de qualquer forma você nem vai ver o tempo passar.

» Solitaire 3D
Qual é o maior passa-tempo de todos os tempos? Sem dúvida, Paciência; da próxima vez em que você estiver no avião e vir alguém mexendo no notebook, dê uma bisbilhotada na tela. Não se surpreenda se o que você vir for Paciência em vez de planilhas.

Com esse programa, você terá uma série de games com visual bacana em 3D, além de belos efeitos de som e animação. Você vai ver diversas variantes de Paciência, como Klondike, Spider e Beleaguered Castle. A versão grátis dá acesso a seis delas para jogar mais do que isso, é preciso pagar.

» Pure Sudoku Free Edition
Se você não conhece o Sudoku, veja como funciona: é um quebra-cabeça de números, no qual você preenche os espaços vazios numa tabela de nove por nove. Cada linha e cada coluna contém os números de um a nove, e cada quadrado de três por três contém os números de um a nove.

Nenhum algarismo pode ser repetido em nenhuma linha, coluna ou quadrado de três por três. O jogo começa com um grupo de números já preenchidos, e você tem que preencher o resto.

Abra o programa, selecione o nível de dificuldade e pronto. Preencher o quebra-cabeça é fácil: clique em um número e, então, clique no quadrado que quer preencher com ele.

Este jogo tem um recurso importante: para inserir vários números possíveis em qualquer quadrado, clique com o botão direito. Assim, você consegue reduzir as possibilidades à medida que vai jogando. Sem isso, é praticamente impossível resolver o Sudoku.

Nenhum comentário: